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Notícias

Centro de Inteligência: gol de cabeça

Comunicação CNC - 20/06/2018 às

A paixão é antiga, mas as exigências são cada vez maiores. Por isso, o esporte mais amado dos brasileiros evolui dentro e fora das quatro linhas. Se em outros tempos bastava um bom olho no time para fazer a avaliação do adversário antes do jogo, agora a vantagem está com o clube que investe em informação de qualidade e análise eficaz de atuações da própria equipe e dos adversários. É esse o papel do recém-criado Centro de Inteligência do Náutico (CIN).

“A ideia de formar o CIN veio da necessidade de centralizar todas as informações pertinentes ao futebol do clube, englobando o profissional e a base. Queríamos ter um local para nossa própria equipe fazer a análise de mercado, monitoramento de atletas, análise de desempenho dos adversários, dos nossos próprios atletas do profissional ou da base, entre outros. Hoje o mundo do futebol conta com diversas ferramentas para estas funções, mas cada uma com parâmetros diferentes, até divergentes. Sendo assim, quisemos criar o nosso próprio padrão”, explicou o gerente de futebol do Náutico, Ítalo Rodrigues, um dos responsáveis pela idealização e realização do projeto.

O CIN fica numa sala, no Centro de Treinamento, equipada com os materiais necessários para o acompanhamento de todas as demandas. A equipe é formada por profissionais renomados. Liderado pelo analista de desempenho Anderson Borges, o Centro de Inteligência atende ao futebol profissional e à base alvirrubra, aproximando ainda mais todas as categorias de futebol do clube.

Anderson Borges é um profissional que está no futebol desde 2010 e já acumula muitas experiências. A caminhada no mundo da bola começou no futsal, ainda em 2009, mas nos gramados o início aconteceu nas categorias de base do Santa Cruz e do Náutico, em algumas oportunidades como técnico e outras como auxiliar. Mas desde sempre ele já se aventurava e fazia trabalhos de análise de desempenho. A primeira oportunidade efetivamente no setor de análise aconteceu três anos depois, em 2013, nas categorias de base do Sport. Em 2014 passou pelo profissional do Sport, em seguida foram dois anos (2015 e 2016) no profissional do Santa Cruz, até aparecer uma oportunidade na Chapecoense, onde ele ficou no ano de 2017 até vir para o Náutico. Nessas experiências profissionais, os títulos foram muitos entre categorias de base e profissional. Vale ressaltar a conquista da Copa do Nordeste pelo Sport e Santa Cruz, além do feito de conseguir a taça do Campeonato Pernambucano pelos três grandes clubes de Recife. O destaque chamou atenção até da Confederação Brasileira de Futebol, o que fez Anderson ser convocado cinco vezes para a Seleção Brasileira neste ano. As convocações se dividiram entre o sub-15 e o sub-17.

"O departamento de análise de desempenho é o melhor elo entre base e profissional e por isso esse trabalho em conjunto. Além de formatar um banco de dados, o departamento vai ter as informações sobre os atletas já prontas, filtradas e desenvolvidas para qualquer situação. O atleta que supostamente tenha um potencial para subir de categoria ou para o profissional, já tem todo o acompanhamento feito e moldado, facilitando o processo", comentou Anderson.

Além de Anderson, a equipe conta também com o analista Felipe Acosta.O mundo do futebol pra ele começou na captação de jovens em 2016. No ano seguinte foi para o Belo Jardim, onde esteve na coordenação técnica e supervisão durante todo o Campeonato Pernambucano. Em 2017, Felipe buscou a área de análise de desempenho,concluindo alguns cursos, dentre eles o da CBF para as categorias de base, e embarcando de vez na área. Já na área de análise, ele teve uma breve passagem no Paraguai, pela equipe do Olímpia,e neste ano chegou ao Náutico sob convite de Anderson.

Um jovem muito promissor, que começou a carreira ainda na infância, completa a equipe. Trata-se do estagiário João Elias Cruz. Estudante de educação física, ele teve um início bem prematuro na área do futebol: desde os nove anos de idade já tinha um blog que fazia análise táticas, algo bem desenvolvido para a idade dele. Foi nesta época que ficou conhecido na imprensa pernambucana e brasileira, chegando a ser destaque em programas esportivos locais e participando de outros nacionais, como Sportv, e sendo entrevistado por Jô Soares, da TV Globo.

O Centro de Inteligência do Náutico tem ambição de fazer sucesso e escola. “Estamos em busca de desenvolver um padrão diferenciado na coleta e no uso de informações sobre o futebol, o clube, os nossos atletas, as equipes e o mercado. Algo direcionado especificamente para o clube, no contexto real das possibilidades e objetivos. Miramos a eficácia. E quando desenvolvermos esse produto que buscamos, poderemos inclusive colocá-lo no mercado. Será um padrão com a marca do Náutico”, revela o superintendente de Gestão do Náutico, Fábio Lins.

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